A história nos mostra que de tempos em tempos surge algum ser extraordinário.
No Gir não é diferente. O touro BRUMANO TE é fruto do trabalho e perspicácia de alguns criadores, veio provar esta máxima.
BRUMANO TE é um touro modelo no padrão da raça Gir, uma massa e uma distribuição muscular fantástica e de uma beleza inigualável. Com um pedigree que é a soma do que se tinha de melhor de toda seleção da raça no passado.
O pai de BRUMANO T.E é Notável, foi um grande repro-
dutor, cria de Seo Osvaldo Araújo que o cedeu ao Seo Jorge Cordeiro, cujo foi utilizado em grande escala, deixando uma prole que só enobrece a raça. A maioria de suas filhas são vermelhas, grandes, raçudas, boas de leite e de uma índole invejável.
O avô de BRUMANO T.E, pai de Notável, é o extraordinário Lord 347, que segundo o livro “Gir a raça mais utilizada no Brasil”, de Rinaldo dos Santos, na página 612, Lord 347 foi um excepcional touro que gerou muitas filhas boas de leite e de tipo. Cita ainda vários exemplares e comenta que pesou 863 quilos aos 48 meses.
A avó de BRUMANO T.E, mãe de Notável, é Gazela, que é filha neta de Norte 65 - J5 que deixou importante contribuição na seleção leiteira, segundo o mesmo livro.

A mãe de BRUMANO TE é Brumana, que é filha de Aruanã Virbay que por sua vez é filha e neta de Krishna Sakina Virbay III – DC (o famoso Virbay), o de melhor produção, o mais leiteiro, o melhor de tipo, que também tem sua descrição no mesmo livro e página citados acima, inclusive menciona 5 filhos e 23 filhas que foram famosos, entre elas a Aruanã, avó de BRUMANO T.E.
Brumana, mãe de BRUMANO T.E, era considerada uma vaca rara, de muita raça, leite e premiadíssima em sua época. Disputando e ganhando todos os títulos nas exposições em que participou. Crioula de Seo Jorge Cordeiro, que segundo ele é a melhor vaca Gir de leite

que já viu em toda sua vida, sendo comprovado também por aqueles que a conheceu, e para completar, sem nenhum artificialismo.

Brumana é irmã de Ilusão OD, Madras OD, do campeão nacional Ídolo OD, Delicada JOR, Diretora JOR, Drusa JOR e da tricampeã nacional Indonésia OD e muitos outras, todos filhos de Escocês OD.

Portanto aí está um ser que promete muita estrutura, raça e leite.

BRUMANO TE provou o seu fenótipo nas pistas:
- Reservado Campeão Bezerro na Expozebu 2004;
- Campeão Júnior Menor na Estadual Belo Horizonte-MG 2004;
- Campeão Júnior Maior na Expozebu 2005;
- Campeão Touro Jovem e Grande Campeão na Estadual Belo Horizonte-MG 2005;
- Campeão Touro Jovem na Expozebu 2006;
- Campeão Touro Jovem na Expozebu 2007;
- Reservado Campeão Touro Adulto na Expozebu 2008.

BRUMANO T.E é um extraordinário touro da raça Gir. Um dos poucos exemplares existentes, realmente provado e comprovado pelo seu fenótipo e pelo seu pedigree, e segundo alguns consagrados giristas: Dr. Maurício Andrade, Seo Saul Vilela, o saudoso Seo Jorge Cordeiro e Adir do Carmo Leonel , este touro é um extraordinário exemplar da raça Gir que jamais poderá passar despercebido.

 


Aos 47 (quarenta e sete) meses foi novamente Campeão Touro Jovem na Expozebu 2007, pesando 1000 quilos

 

Veja ao lado a prole do BRUMANO T.E!